Quem queima a largada, morre no começo
Aprenda a ter calma. Good and valuable things take time to happen
PARE DE QUERER PULAR ETAPAS. A VIDA É UMA MARATONA E NÃO UMA CORRIDA DE 100M
Frequentemente, reparo no trabalho dos líderes da minha área. Eles ficam pouco na execução. Suas funções estão muito mais direcionadas à “porta de fora” da empresa→ relacionamento com o cliente, busca de novos projetos, comunicação externa..
No entanto, vejo que sabem de TUDO. Qualquer problema que chega do “baixo clero”(estagiários, analistas, associates), eles sabem como resolver. Além disso, para que consigam fazer propostas para potenciais clientes, precisam estar à par de tudo e saber como estruturar a mensagem da forma correta. E também estar preparado para responder qualquer possível objeção.
Por isso eu sou contra empreender cedo→ você, para liderar uma empresa, precisa saber direcionar e conversar com todos os seus liderados:
como ajudar o financeiro na projeção de fluxo de caixa se vc não sabe, com precisão, fazer isso nem como desenvolver o racional para tal?
como direcionar o time de compras se não sabe entender a situação financeira do fornecedor?
como ajudar numa proposta comercial se não sabe como ela é estruturada?
Rodagem. Experiência. Background. Ray dalio dizia: Pain+ Reflection→ Progress
Interpretando isso, vamos trocar o pain por vivência: precisamos rodar e experienciar situações no ambiente corporativo para saber como lidar e resolvê-las. Passando por isso, e tirando as principais lições, chegamos ao final da equação : “Progresso”
LIDERANÇA
O líder da empresa consegue direcionar as ações e montar a estratégia porque ele sabe de todo o contexto, e do passo-a-passo para atingí-lo.
E como adquiriu isso?
Conhecimento, experiências prévias, relacionamentos..
Se pudéssemos quebrar isso em micro elementos, seriam esses.
O conhecimento encurta caminho, a rodagem lhe dá repertório comportamental, e os relacionamentos lhe dão informação para que a sua decisão seja mais embasada
É FAZENDO QUE SE APRENDE
Quem possui mais habilidade para estruturar uma proposta comercial:
Um diretor de 40 anos que já fez muito isso , ou
Um jovem de 22 que recém iniciou sua carreira?
Existe um conceito na psicologia chamado Bolha Homeostática. É, basicamente, a sua zona de conforto, ou seja, o que vc possui conhecimento e discernimento para realizar. São ações que não te trazem ansiedade para executá-las. Aliado a isso, existe a Alostase, que é estar fora da sua zona usual; é sair da sua zona comum e fazer ações diferentes. Claro que, nesse processo, a ansiedade e tensão cresce.
Por quê estou falando isso?
O segredo desse conceito é irmos expandindo aos poucos a nossa bolha homeostática, ou seja, saindo aos poucos da zona de conforto e expandindo ela.
Relacionando com o assunto, a homeostase da liderança nesse quesito é muito maior que a de um jovem de 22 anos→ eles já executaram mais coisas e já passaram por milhares de situações. Experiência.
Se vc nunca treinou, não adianta começar a treinar 5x na semana do nada. Seu músculo vai ficar na alostase por muito tempo, e vai gerar contusão. Tem que ir de pouco em pouco, aumentando gradualmente a sua bolha homeostática
Não saia da sua zona de conforto todo dia de forma desordenada. Isso lhe causará lesões musculares, psíquicas e/ou mentais, dependendo da situação. Vá saindo de forma gradual. Esqueça os coaches e foque na ciência
EXPERIÊNCIA QUE GERA PROGRESSO
O grande key disso tudo é ir evoluindo gradualmente, e expandindo nossa zona “comum”.
É somente executando a mesma coisa 10 vezes que conseguimos obter a habilidade necessária para isso. Na primeira execução, vc é um total desconhecido no assunto. Na 7a, já sabe os truques e macetes.
Após a 100a, já é capaz de montar um “playbook”, direcionando e aconselhando outrona tarefa.
No entanto, o maior princípio disso que busco adotar é: faça algo que seja valioso e que realmente agrega valor, se tornando master nisso. Ser um mestre em limpar o chão não é relevante no mercado; agora, ter a forma correta de resumir a mensagem, é ; analisar um balanço da forma correta também .
Foque em atividades que são relevantes e que geram valor
WHY NOT START YOUR OWN BUSINESS WITH 22 YEARS?
Empreender cedo talvez seja pular etapas. Recentemente, li uma newsletter sobre desenvolvimento de carreira. Ela diz que, nos primeiros 3 a 5 anos, o nosso foco deve ser em masterizar a produtividade, ou seja: ficar craque em excel, powerpoint, contabilidade, finanças, etc
Tendo passado por essa parte, nós subimos e vamos mais para a gestão→ gerenciar o time, saber dividir tarefas, organizar as demandas etc
Ao empreender, nós automaticamente pulamos para a segunda etapa→ você vai pedir pro seu subordinado fazer uma análise de dados no excel, mas se ele chegar com alguma dúvida, não vamos saber responder porque “pulamos” essa etapa.
COMO VC VAI LIDERAR A ESTRATÉGIA E VISÃO DA EMPRESA SE VC NÃO SABE COMO EXECUTÁ-LA?
Vc precisa passar pela ‘operação”., pela “execução, e pela “mão na massa”. É só assim que vc vai entender as nuances e os perrengues que acontecem para depois conseguir coordenar e direcionar seu time
IMPLICAÇÕES DISSO
Caso contrário, talvez você nunca consiga dar um gap na sua carreira. Daqui a uns 10 anos, vc não vai conseguir virar diretor porque lhe falta conhecimento. Como virar diretor se vc não tem domínio sobre o que o “baixo clero” faz?
Portanto, agora é a hora do aprendizado: se expor ao máximo de experîências possíveis, para gerar o maior aprendizado necessário. Agora é a hora de aprender e executar, e ir, aos poucos, masterizando a sua produtividade.
PUTTING LIFE ON PERSPECTIVE
Talvez lá na frente com filhos e tendo mais responsabilidade externas na sua vida, você não consiga parar para estudar. Vai ter que cuidar das crianças, dos pais, e ainda trabalhar para sustentar a sua casa. Infelizmente não vai sobrar tempo para o estudo
→ enquanto o trabalho não é uma obrigação para você, e é uma fonte de aprendizado e experiência, foque em aprender e estudar para ganhar o máximo de bagagem que está ao seu alcançe. Não tentemos pular etapas. E não digo só conhecimento técnico, mas também comportamental- as famosas soft skills. Embora tenham sido banalizadas, elas são mais importantes do que parec
O seu eu do futuro agradece. A sua guinada para virar c-level e/ou um baita empresário está aqui e agora.